Publicidade

Com PIB recuando 0,1%, Brasil fica em 26º lugar em ranking global de crescimento

Desenvolvimento econômico do país fica atrás de outras nações da América Latina como Chile, Colômbia e Peru
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias do mercado financeiro

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Com PIB recuando 0,1%, Brasil fica em 26º lugar em ranking global de crescimento; invistaja.info;


OIBR4 | P/L: -1.84 | Mrg.Liq.: -2.4543 | Cresc.5anos: -0.4034 | ROIC: -0.0508 | DY: 0.0 | EV/EBIT: -10.64

ListenToMarket: Com PIB recuando 0,1%, Brasil fica em 26º lugar em ranking global de crescimento – Áudio gerado às: 16:0:39

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (2) que o produto interno bruto (PIB) do Brasil recuou 0,1% no terceiro trimestre frente ao segundo. Com isso o Brasil entrou em recessão técnica, com sua economia regredindo por dois trimestres seguidos, e também caiu no ranking desenvolvido pela Austin Rating que mede o crescimento econômico de países, indo ao 26º lugar entre 33 nações.

No primeiro trimestre de 2021, o Brasil ocupava a 19ª posição entre 50 países. No segundo, ficou na 28º colocação em uma lista com 44 nomes – isso desconsiderando o novo cálculo que o IBGE fez para o intervalo entre abril e junho, que levou a uma queda de 0,4%, ante a de 0,1% anterior.

O desempenho brasileiro entre julho e setembro ficou atrás do de vários países da América Latina. A Colômbia, por exemplo, ficou em segundo lugar, crescendo 5,7%. Em terceiro lugar, o Chile viu sua economia avançar 4,9%. Já o Peru, em sexto, teve seu PIB saltando 3,6%.

+Ibovespa cai 1,12% e renova pior fechamento do ano; atraso em votação da PEC e variante ômicron impediram recuperação da Bolsa

No topo do ranking, a Arábia Saudita viu sua economia crescer 5,8% na comparação entre o terceiro trimestre e o segundo, muito impulsionada pelo preço do petróleo, que vem avançando nos últimos meses.

No Brasil, o recuo da economia se deu também, em parte, por conta de uma commodity.  O próprio IBGE apontou para o mau desempenho do setor agropecuário, destacando a queda da soja, que tende a ter sua colheita concentrada nos primeiros trimestres do ano.

“O PIB veio abaixo das nossas expectativas, que era nula, com retração de 0,1%, com destaque para o setor agropecuário, que caiu 8%”, diz Adauto Lima, economista-chefe da Westernet Asset.

Além da soja, o fator climático pesou. “As geadas afetaram a produção de varias safras no terceiro trimestre, com queda de produtividade”, comentou Lima. Commodities como milho, cana de açúcar, algodão e café foram impactadas pelo clima ameno.

A queda do setor de agronegócio acabou também impactando as exportações, que recuaram 9,8%.

hotWords: recuando fica global crescimento ranking

Anuncie no invistaja.info

Demanda cresce, mas deve recuar

Na demanda, o economista-chefe da Westernet apontou que os números foram positivos. “O consumo das famílias veio forte. O do governo também. Dessa forma, vemos um crescimento da demanda doméstica acima do PIB, avançando 0,7%. Os estoques tiveram queda. A perda de dinâmica, então, foi explicada pela retração da oferta”. finalizou.

Para o futuro, a perspectiva é que o consumo também desacelere, por conta da mudança das políticas monetárias e da pressão da inflação.

Para as projeções para o PIB, o terceiro trimestre representa um provável crescimento mais baixo no ano. “Com a derrapagem no terceiro trimestre, o PIB do Brasil pode apresentar crescimento mais próximo a 4,5% em 2021, abaixo dos 5% de alta previstos em nosso cenário atualmente”, afirmou Rachel de Sá, chefe de economia da Rico Investimentos.

Veja o ranking completo elaborado pela Austin Rating

Fonte: Austin Rating, IBGE, Bancos Centrais, Eurostat, OCDE, FMI, Banco Mundial e The Economist(*) Taxa dessazonalizada e anualizada; (**) Estimativa para 2021 e 2022 com base no relatório Focus-Bacen publicado em 26/nov/2021. Dados atualizados até 02/dez/2021.

Oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje. Assista aqui. 

palavras-chave: Com PIB recuando 0,1%, Brasil fica em 26º lugar em ranking global de crescimento; invistaja.info;

FARIA LIMA | economia | invistaja.info – Com PIB recuando 0,1%, Brasil fica em 26º lugar em ranking global de crescimento

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Veja também:

Executivos cripto participam de audiência na Câmara dos EUA

PEC dos Precatórios é aprovada em dois turnos pelo Senado; texto retorna à Câmara

PEC dos Precatórios é aprovada em dois turnos pelo Senado

Matemarketing: transformando arte em ciência

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade