Crise global de chips se agrava e atinge Apple, BMW e Ford

Covid-19 já não é o principal gargalo, falta de componentes essenciais é grande preocupação para as empresas
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Informação de quem vive o mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Crise global de chips se agrava e atinge Apple, BMW e Ford; invistaja.info;


BKBR3 | EV/EBIT: -7.1 | P/ACL: -2.81 | DY: 0.0 | EV/EBITDA: -49.92 | PSR: 1.224 | P/Cap.Giro: 4.94

ListenToMarket: Crise global de chips se agrava e atinge Apple, BMW e Ford – Áudio gerado às: 10:20:53

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

(MarketMsg) — O déficit global de chips piora a cada dia. Assim como as gigantes de tecnologia Apple e Samsung Electronics, montadoras em três continentes sinalizaram de cortes de produção e perda de receita devido à crise.

Em um período de apenas 12 horas, a Honda disse que vai interromper a produção em três fábricas no Japão; a BMW reduzirá turnos em fábricas na Alemanha e na Inglaterra; e a Ford Motor revisou para baixo a previsão de lucro anual devido à escassez de chips, que deve se estender até o próximo ano.

A Caterpillar em seguida sinalizou que pode não conseguir atender à demanda de maquinas usadas pelos setores de construção e mineração.

+Ações da Cemig saltam 5,8% após fala de Zema e Petrobras sobe mais de 3%; exportadoras caem com dólar

Agora, as mesmas empresas que se beneficiaram com o aumento da demanda por celulares, laptops e eletrônicos durante a pandemia, o que provocou a falta de chips, sentem o aperto.

Após um forte segundo trimestre, o diretor financeiro da Apple, Luca Maestri, alertou que problemas de fornecimento têm afetado as vendas de iPads e Macs, dois produtos que tiveram desempenho especialmente positivo durante os lockdowns. Maestri disse que isso deve reduzir a receita de US$ 3 bilhões a US$ 4 bilhões durante o terceiro trimestre fiscal.

“É uma luta, e você tem que estar em contato diário com os fornecedores. Precisa assegurar que é importante para eles”, disse o diretor-presidente da Nokia, Pekka Lundmark, em entrevista na quinta-feira à Bloomberg Television. “Quando há escassez no mercado, são coisas como o quão importante você é no geral, quão fortes são seus relacionamentos e como você gerencia as expectativas.”

Ao mesmo tempo, fabricantes de semicondutores divulgam vendas crescentes e prometem investir bilhões para expandir capacidade enquanto tentam acompanhar a demanda.

hotWords: global chips apple, ford

Publique seu negócio no invistaja.info

A Qualcomm, maior fabricante de chips para smartphones do mundo, disse que a demanda por aparelhos começa a se recuperar com o retorno à normalidade em alguns mercados que foram paralisados pela pandemia de Covid-19.

A STMicroelectronics, um importante fornecedor de chips para montadoras, disse que o lucro de sua unidade automotiva e de energia deu um salto de 280% no primeiro trimestre.

O CEO Jean-Marc Chery atribuiu o desempenho à recuperação surpreendente na demanda, bem como a adoção pela indústria de novos recursos digitais que exigem mais chips para a nova onda de restrições da cadeia de suprimentos.

A Samsung, que é tanto produtora quanto usuária de chips, disse na quinta-feira que a falta de componentes contribuirá para uma queda da receita e do lucro neste trimestre na divisão móvel, que produz os smartphones Galaxy.

Além da Apple, cujos iPhones de alta especificação e demanda normalmente a colocam na frente da fila, a escassez de chips ameaça amortecer uma recuperação preliminar no mercado de smartphones. As remessas mundiais aumentaram cerca de 27%, para 347 milhões de aparelhos no primeiro trimestre, impulsionadas por uma infinidade de novos modelos e rápida retomada pós-pandemia na China. A falta de componentes, como processadores de aplicativos, pode enfraquecer esse impulso ao longo de 2021.

“A Covid-19 ainda é um aspecto importante, mas já não é o principal gargalo”, escreveu na quinta-feira Ben Stanton, gerente de pesquisa da Canalys. “O fornecimento de componentes essenciais, como chipsets, rapidamente se tornou uma grande preocupação e afetará as remessas de smartphones nos próximos trimestres.”

Quer gerar uma renda extra na Bolsa? Curso gratuito do (MarketMsg) ensina a fazer o seu primeiro trade na prática, em menos de uma semana. Inscreva-se aqui.

palavras-chave: Crise global de chips se agrava e atinge Apple, BMW e Ford; invistaja.info;

CALIFORNIA | negocios | invistaja.info – Crise global de chips se agrava e atinge Apple, BMW e Ford

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Veja também:

Moderna mira produção de até 3 bilhões de doses em 2022, diz CEO

Resposta republicana a discurso de Biden alerta para “sonhos socialistas”

IGP-M desacelera para 1,51%, mas tem maior taxa para um mês de abril desde 1995

PIB dos EUA tem alta de 6,4% no 1º trimestre com aumento da vacinação e estímulos econômicos

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *