Governo aprova criação de plano para combustíveis sustentáveis e de baixo carbono

O chamado “Programa Combustível do Futuro” foi aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em reunião na terça-feira
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Conteúdo de quem vive de mercado

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Governo aprova criação de plano para combustíveis sustentáveis e de baixo carbono; invistaja.info;


HYPE3 | P/ACL: -200.3 | ROE: 0.1402 | DY: 0.0341 | PSR: 5.391 | P/EBIT: 20.69 | Pat.Liq: 9240720000.0

ListenToMarket: Governo aprova criação de plano para combustíveis sustentáveis e de baixo carbono – Áudio gerado às: 15:50:46

VELOCIDADE: 1.0x| 1.95x| 2.3x

O governo aprovou a criação de um programa para propor medidas de ampliação do uso de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono no País. O chamado “Programa Combustível do Futuro” foi aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) em reunião na terça-feira, 20.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o programa traz diretrizes que incluem a coordenação interinstitucional e a integração de políticas públicas relacionadas ao setor automotivo, incluindo programas como o Renovabio, o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel e o Rota 2030.

A intenção é incentivar empresas do setor de óleo e gás a investirem em pesquisa e desenvolvimento relacionados ao programa.

+SP antecipa vacinação de idosos com 64 anos e inclui funcionários do transporte público em grupo prioritário

“O programa proporcionará o aumento na utilização de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono, incentivando o desenvolvimento de tecnologia veicular nacional, tornando a nossa matriz de transporte mais limpa e sustentável”, diz a nota divulgada pela pasta.

O governo também destacou a criação de medidas para introduzir o bioquerosene de aviação na matriz de transporte. Os estudos devem também incluir o setor marítimo. “O Programa proporá medidas para o desenvolvimento de todo o arcabouço legal e regulatório, hoje inexistente, para a tecnologia de captura e armazenagem de gás carbônico.”

Em conjunto, o CNPE aprovou a criação do Comitê Técnico do Combustível do Futuro, que será coordenado pelo MME. O colegiado deverá propor metodologias de avaliação do ciclo de vida completo dos combustíveis e ações para fornecer ao cidadão informações para a escolha do veículo em relação aos aspectos de eficiência energética e ambiental.

hotWords: combustíveis governo criação sustentáveis aprova

Anuncie no invistaja.info

Hidrogênio

O governo também determinou a elaboração de diretrizes para o Programa Nacional do Hidrogênio em até 60 dias. Pela decisão do CNPE nesta terça-feira, o trabalho será feito em parceria com os ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Desenvolvimento Regional. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) também deve apoiar a elaboração das medidas.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, as diretrizes devem prever normas de segurança, desenhos regulatórios e estrutura que permitam competitividade para o uso do hidrogênio em grande escala.

A pasta afirmou ainda que é necessário desenvolver a infraestrutura de produção, armazenamento, transporte e distribuição do hidrogênio, pelo lado da oferta, bem como para a inserção do energético na matriz de consumo em setores como transporte, siderurgia e de fertilizantes.

“No aspecto tecnológico, há inúmeros desafios a serem superados, embora sua produção e utilização já seja realidade em alguns nichos. O armazenamento do hidrogênio é um deles, pois exige elevadas pressões para armazenamento no estado gasoso, ou criogenia para armazenamento no estado líquido”, diz a nota.

palavras-chave: Governo aprova criação de plano para combustíveis sustentáveis e de baixo carbono; invistaja.info;

BRASIL | economia | invistaja.info – Governo aprova criação de plano para combustíveis sustentáveis e de baixo carbono

REFLEXÃO: James Early, do Motley Fool: Explore a fraqueza cognitiva dos outros

Tópicos mais acessados:

FDA encontra tinta descascada e detritos em fábrica de vacina contra a Convid-19 da J&J nos EUA

Governo decide reduzir arrecadação em R$ 25,5 bilhões para leiloar áreas do pré-sal

Índice de ADRs brasileiros cai em dia “morno” em Wall Street e com queda do petróleo; papéis da Petrobras têm baixa

Putin alerta sobre resposta severa se Ocidente ultrapassar limites da Rússia

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade