Publicidade

IBC-Br de outubro confirma desaceleração econômica e atenções se voltam para PIB do 4º trimestre

Analistas já começam a apontar para estabilidade ou mesmo queda da atividade no quarto trimestre deste ano
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Informação para quem vive o mercado

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: IBC-Br de outubro confirma desaceleração econômica e atenções se voltam para PIB do 4º trimestre; invistaja.info;


ESPA3 | DY: 0.0172 | ROIC: 0.1108 | Cotacao: 8.29 | P/VP: 2.93 | P/L: 7.37 | Pat.Liq: 691061000.0

ListenToMarket: IBC-Br de outubro confirma desaceleração econômica e atenções se voltam para PIB do 4º trimestre – Áudio gerado às: 13:10:43

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), do Banco Central, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), teve queda de 0,40% em outubro na comparação com setembro, segundo dado dessazonalizado.

A projeção segundo pesquisa Refinitiv era de queda de 0,20% na comparação mensal, enquanto o consenso Bloomberg apontava para baixa mais expressiva, de 0,4% frente setembro e de 0,7% na comparação anual.

O dado efetivo, por sua vez, mostrou queda de 1,48% na comparação com outubro de 2020, pior do que o esperado pelo consenso Bloomberg, com revisão para baixo da série.

+Eneva (ENEV3) firma acordo para incorporar Focus Energia (POWE3)

Para Alexsandro Nishimura, economista e sócio do escritório de investimentos BRA, a deterioração da atividade deve gerar cautela no mercado em relação ao crescimento do PIB, especialmente em meio à alta da inflação e do aperto monetário.

Nishimura destaca que alguns analistas já começam a apontar para estabilidade ou mesmo queda do PIB no quarto trimestre. Neste cenário, ações ligadas ao cenário macro local e expostas ao crescimento podem ser mais impactadas e sofrer com a maior volatilidade, avalia.

André Perfeito, economista da Necton, afirma que não há nenhuma notícia nova no índice divulgado nesta quarta. Segundo ele, o número apenas confirmou a queda já verificada nas outras pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o mês de outubro que apresentaram queda na margem.

“De maneira geral, podemos resumir a fraqueza da atividade nos seguintes pontos: alta da inflação somada a um mercado de trabalho fraco, que tem feito a renda real dos consumidores cair; alta de juros cobrando um preço difuso na demanda doméstica, seja para o consumo das famílias quanto para investimentos; e ruídos políticos, que deprimem otimismo de consumidores e famílias”, diz.

A casa manteve sua projeção de crescimento de 4,3% da economia brasileira em 2021 e de 0,3%, em 2022. Já para a Selic, a Necton estima uma taxa básica de juros de 11,5% ao final do ciclo.

hotWords: para ibc-br econômica outubro trimestre

Publique seu negócio no invistaja.info

Em relatório, a XP destaca que a utilização das estimativas dessazonalizadas do IBC-Br demanda cautela, tendo em vista as mudanças muitas vezes acentuadas nas taxas de variação mensais do indicador quando da incorporação de novos dados.

Isso porque a proxy mensal do PIB calculada pelo Banco Central teve retração de 0,9% no trimestre móvel encerrado em outubro em comparação ao trimestre móvel encerrado em julho. O carrego estatístico para o quarto trimestre de 2021 (ou seja, assumindo taxas de variação nulas em novembro e dezembro) também exibe queda de 0,9% ante o terceiro trimestre.

A XP estima crescimento de 0,4% do IBC-Br em novembro ante outubro (e de estabilidade em relação a novembro de 2020).

Caso a projeção esteja correta, a casa afirma que o efeito de carrego estatístico para o quarto trimestre de 2021 irá melhorar de -0,9% para -0,4% (em comparação ao trimestre anterior, com ajuste sazonal).

No cenário-base da XP, a projeção é de crescimento de 4,5% do PIB em 2021, com um “ligeiro” viés baixista a tal número, devendo ficar estável em 2022 (0%).

palavras-chave: IBC-Br de outubro confirma desaceleração econômica e atenções se voltam para PIB do 4º trimestre; invistaja.info;

CALIFORNIA | economia | invistaja.info – IBC-Br de outubro confirma desaceleração econômica e atenções se voltam para PIB do 4º trimestre

REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.

Leia também:

Ações de frigoríficos têm maiores altas do Ibovespa após fim de embargo chinês; Minerva é destaque

Ajustes propostos pelo TCU reduzem bônus da Eletrobras à União a R$ 20,3 bi

Ações de frigoríficos têm maiores altas do Ibovespa após China retomar importação de carne brasileira; Minerva é destaque

Ibovespa oscila nos 106 mil pontos com exterior negativo à espera do Federal Reserve

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade