Conteúdo de quem vive de mercado
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Ibovespa chega a superar 142 mil pontos, ameniza, mas ainda sobe 1,3%: o que animou?; invistaja.info;
EPAR4 | Pat.Liq: 40889000.0 | Div.Brut/Pat.: 0.0 | Cotacao: 3.3 | Mrg.Ebit: -2.4594 | Cresc.5anos: -0.7389 | EV/EBIT: -6.42
O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira, ultrapassando os 142 mil pontos pela primeira vez no melhor momento, referendado pelo desempenho robusto de ações do setor financeiro, enquanto uma megaoperação contra o crime organizado no ramo de combustíveis apoiou o avanço de Ultrapar (UGPA3), Vibra (VBBR3) e Raízen (RAIZ4).
Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 1,32%, a 141.041 pontos, alcançando 142.138,27 pontos na máxima do dia, renovando topo histórico intradia, com a eleição de 2026 já no radar. Na mínima, marcou 139.205,81 pontos. Com isso, o índice chegou a superar os 142 mil pontos pela primeira vez, mas não conseguiu superar a máxima de fechamento, que foi de 141.264 pontos em 4 de julho.
Profissionais do mercado de ações afirmam que o apetite por risco é resultado da combinação de fatores essencialmente internos, como a expectativa de início do afrouxamento monetário nos Estados Unidos já em setembro e também no Brasil, com algumas apostas apontando para dezembro.
+Vamos (VAMO3) dispara após Citi elevar recomendação e preço-alvo; veja os motivos
Analistas do mercado financeiro também citam a boa receptividade à pesquisa Atlas indicando vantagem na intenção de voto à Presidência da República para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) sobre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Alison Correia, analista de investimentos e sócio-fundador da Dom Investimentos, afirma que os recentes dados de inflação e atividade reforçam a percepção de que os juros no Brasil devem começar a cair no início de 2026 ou até mesmo em dezembro deste ano, o que aumenta a atratividade dos investimentos em renda variável. E a antecipação do cenário eleitoral, afirma, também reflete no humor do mercado.
“Com as recentes pesquisas, o mercado já tem praticamente como certo que Tarcísio será o principal candidato da direita, e ele é o favorito do mercado”, afirma o profissional. “Se observarmos o contexto todo, os fatores positivos se sobrepõem às incertezas quanto as tarifas dos Estados Unidos”, diz.
De acordo com o analista de investimentos Gabriel Mollo, da Daycoval Corretora, a forte alta na bolsa ocorre essencialmente após a divulgação da pesquisa mostrando disputa acirrada na corrida presidencial entre Lula e Tarcísio.
hotWords: animou? ainda sobe ibovespa superar
Entre em contato para anunciar no invistaja.info
“Isso motivou o mercado… é o rali da eleição começando”, afirmou. “Toda a pesquisa que o governador Tarcísio aparecer na frente, o mercado deve responder aí com uma alta, já que ele se tornar presidente tende a fazer uma política econômica mais próxima do que o mercado deseja.”
Para Kevin Oliveira, sócio e advisor da Blue3, os dados do mercado americano também reforçam o cenário mais favorável à tomada de risco. “Os números de hoje vieram positivos, pois mostram que a economia dos EUA está longe da recessão técnica, com o PIB vindo inclusive um pouco acima do esperado“, afirma ele, justificando o bom momento no mercado americano, que dá como praticamente certo o início dos cortes de juros em setembro.
Alison Correia, analista de investimentos e co-fundador da Dom Investimentos, aponta que os dados inflacionários com o IPCA-15 nesta semana (apesar de algumas surpresas com pressão de preços, mas ainda com deflação) também ajudam a animar o Ibovespa por conta da perspectiva de baixa de juros por aqui, ainda que mais para frente.
“Um segundo ponto é que estamos próximos das eleições e Tarcísio é a grande aposta do mercado”, reforça.
Outro fator são os novos recordes nas bolsas americanas. “O mercado se estressou um pouco com a demissão da Lisa Cook, mas depois as bolsas já voltaram a subir. Isso porque ficou claro que o banco central americano vai continuar com sua independência, até porque a Lisa deixou bem claro que não aceita a demissão, já que o Fed é uma instituição independente”, avalia.
Para Correia, a tendência é bem positiva para os próximos meses por conta dos dados de inflação e pelo próprio corte iminente de juros nos EUA em setembro, que irá trazer capital estrangeiro aqui para o Brasil. “De toda forma, o julgamento do Bolsonaro se aproxima e, dependendo da sentença, não duvido de ter alguma sanção dos EUA em relação a isso. Essa é uma questão de atenção para olharmos com uma lupa e que pode mexer um pouco com os preços também”, avalia.
(com Reuters e Estadão Conteúdo)
GLEBA PALHANO | mercados | invistaja.info – Ibovespa chega a superar 142 mil pontos, ameniza, mas ainda sobe 1,3%: o que animou?
REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.
Tópicos mais acessados:
XP: ação dispara com ânimo da B3, projeções elevadas e de olho em movimento de ativos
Petróleo fecha em alta, com tensões geopolíticas impulsionando as cotações
JPMorgan vê Selic a 10,75% em 2026 e tem compra para Multiplan, Iguatemi e Allos
Governo central tem déficit primário de R$ 59,1 bi em julho, 2º pior para o mês
Seja anunciante no invistaja.info