Publicidade

Indicados pelo governo são aprovados para Conselho de Administração da Petrobras (PETR4)

Entre os eleitos estão o secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas de Castro, e o procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano.

Notícias de investidor para investidor

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Indicados pelo governo são aprovados para Conselho de Administração da Petrobras (PETR4); invistaja.info;


CASH3 | Cresc.5anos: 0.8614 | DY: 0.0 | Liq.Corr.: 2.2 | P/EBIT: -8.02 | P/Cap.Giro: 2.3 | ROE: -0.0881

ListenToMarket: Indicados pelo governo são aprovados para Conselho de Administração da Petrobras (PETR4) – Áudio gerado às: 16:30:30

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

A União fez valer o controle acionário na Petrobras (PETR3;PETR4) e elegeu seis indicados ao Conselho de Administração da companhia nesta sexta-feira, 19, durante assembleia de acionistas, inclusive os rejeitados pelos órgãos de governança da companhia, o que deve gerar ações na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e na Justiça.

Entre os eleitos estão o secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas de Castro, e o procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano.

Eles haviam sido reprovados pelo Comitê de Elegibilidade (Celeg) e pelo então conselho da Petrobras por conflito de interesses, vedado na lei das estatais. Mas o governo ignorou o fato e depositou votos suficientes para eleger os dois indicados.

+MPRJ apreende R$ 48 mil com vereador acusado de lavagem de dinheiro com criptomoedas

Castro e Soriano foram eleitos com votos de 5,412 bilhões de ações. Eram necessários votos relativos a 5.390.507.541 ações para se eleger um conselheiro desta vez.

Completam os assentos da União o presidente da companhia, Caio Paes de Andrade, os advogados Gileno Barreto e Edison Garcia, e a procuradora da Fazenda Nacional, Iêda Cagni. Cagni obteve votos de 4,820 bilhões de ações, abaixo do mínimo necessário. Mas como os dois candidatos abaixo dela também eram indicações da União, a mesa dispensou uma segunda rodada.

hotWords: indicados conselho pelo governo (petr4)

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Com isso, dois membros do antigo Conselho, Ruy Schneider e Marcio Weber, que acumulava a presidência do CA, não foram reconduzidos e encerram suas atividades na companhia.

A assembleia decide, a partir de agora, se aprova por maioria a indicação do conselheiro eleito, Gileno Barreto, para presidir o colegiado.

Durante o rito, Barreto, Paes de Andrade e Soriano se declararam não independentes, enquanto Jônathas de Castro, Edison Garcia e Iêda Cagni se declararam independentes.

Em tese, essa dependência é uma indicação sobre o grau de alinhamento ao acionista que depositou os votos, no caso a União.

Procurando uma boa oportunidade de compra? Estrategista da XP revela 6 ações baratas para comprar hoje.

palavras-chave: Indicados pelo governo são aprovados para Conselho de Administração da Petrobras (PETR4); invistaja.info;

CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – Indicados pelo governo são aprovados para Conselho de Administração da Petrobras (PETR4)

REFLEXÃO: Rich Greifner, da Motley Fool: Pense a longo prazo, seja paciente e busque por retornos assimétricos.

Saiba mais:

Governo de SP descumpre promessa e assina acordo para reajustar pedágios ainda em 2022

Governo de SP assina acordo com concessionárias para reajustar pedágios ainda em 2022

MPRJ apreende R$ 48 mil com vereador acusado de lavagem de dinheiro com criptomoedas

Rede D’Or (RDOR3) e Hapvida (HAPV3): 2º tri testou sinergias na saúde e mostrou que ainda há espaço para aquisições

Seja anunciante no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade