Conteúdo de quem vive de mercado
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Lagarde reconhece que atividade econômica desacelera, mas alerta para inflação ainda em alta; invistaja.info;
CSNA3 | Div.Brut/Pat.: 1.63 | Pat.Liq: 21265500000.0 | Mrg.Ebit: 0.2965 | ROIC: 0.2339 | P/VP: 0.82 | EV/EBIT: 2.8
A presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, reconheceu nesta quinta-feira (27) que a tendência para as perspectivas de crescimento econômico na Europa é claramente negativa, mas alertou que há também uma expectativa de inflação ascendente que reforça a decisão da autoridade monetária de manter o atual ciclo de alta nos juros.
O BCE anunciou hoje uma nova alta de 75 pontos-base em suas taxas de juros e informou em seu comunicado esperar aumentar ainda mais as taxas para assegurar o regresso da inflação à meta de médio prazo de 2%.
A presidente do BCE não se comprometeu com uma previsão sobre o tamanho os próximos aumentos de juros ou sobre e a duração do ciclo de alta, devido à grande incerteza sobre as previsões. “Não posso dizer em que ritmo ou até que ponto as taxas vão subir”, disse Lagarde, quando questionada por jornalistas.
+Taxa de desemprego cai para 8,7% em setembro, diz IBGE, dentro do esperado pelo mercado
“Temos que fazer o que temos que fazer. Nosso mandato é a estabilidade de preços. Isso significa que estamos alheios ao risco de recessão? Obviamente que não”, declarou.
Na entrevista coletiva, Lagarde destacou que a inflação na área do euro atingiu 9,9% em setembro, com os preços da energia subindo 40,7% e representando o principal motor da taxa global. “A inflação dos preços dos alimentos também aumentou ainda mais, para 11,8%, uma vez que os altos custos dos insumos tornaram a produção de alimentos mais cara”, completou.
A presidente do BCE reconheceu que os gargalos de oferta estão diminuindo gradualmente, embora seu impacto defasado ainda esteja contribuindo para a inflação. “O impacto da demanda reprimida, embora enfraquecendo, ainda está elevando os preços no setor de serviços. A depreciação do euro contribuiu para o aumento das pressões inflacionistas”, comentou.
Segundo ela, as pressões sobre os preços são evidentes em cada vez mais setores, em parte devido ao impacto dos altos custos de energia que atingem toda a economia. As medidas de inflação subjacente mantiveram-se assim em níveis elevados. Entre essas medidas, o núcleo da inflação, que exclui energia e alimentos, subiu para 4,8% em setembro.
Front fiscal
Lagarde também alertou para as medidas de apoio fiscal que os governos têm adotado para limitar o peso dos preços da energia para as famílias. “As medidas devem ser temporárias e direcionadas aos mais vulneráveis”, defendeu.
hotWords: atividade alta reconhece para inflação alerta
Publique seu negócio no invistaja.info
Para ela, os formuladores de políticas precisam fornecer incentivos para reduzir o consumo de energia e reforçar o fornecimento de energia. “Ao mesmo tempo, os governos devem adotar políticas fiscais que demonstrem seu compromisso com a redução gradual dos altos índices da dívida pública”, destacou.
Mercado de trabalho
Outra pressão vem dos mercados de trabalho fortes, que provavelmente sustentarão salários mais altos, assim como alguns reajustes salariais para compensar a inflação mais alta, disse Lagarde.
“O mercado de trabalho continuou com bom desempenho no terceiro trimestre, e a taxa de desemprego permaneceu no nível historicamente baixo, de 6,6% em agosto. Embora os indicadores de curto prazo sugiram que os empregos ainda estavam sendo criados no terceiro trimestre, o enfraquecimento da economia pode levar a um desemprego um pouco mais alto no futuro”, previu.
Atividade econômica
Em seu discurso, Lagarde disse que a atividade econômica na área do euro deve ter desacelerado significativamente no terceiro trimestre do ano, e que é esperado um enfraquecimento ainda maior no restante deste ano e no início do próximo. “Ao reduzir a renda real das pessoas e aumentar os custos para as empresas, a alta inflação continua a diminuir os gastos e a produção”, comentou
Ele citou que graves interrupções no fornecimento de gás pioraram ainda mais a situação e a confiança dos consumidores e das empresas caiu rapidamente, o que também está pesando na economia. “A demanda por serviços está desacelerando, após um forte desempenho nos trimestres anteriores, quando os setores mais afetados pelas restrições relacionadas à pandemia foram reabertos. E os indicadores baseados em pesquisas para novas encomendas no setor manufatureiro estão caindo”, listou
Além disso, a presidente do BCE lembrou que toda a atividade econômica global está crescendo mais lentamente, em um contexto de incerteza geopolítica persistente, especialmente devido à “guerra injustificada da Rússia contra a Ucrânia” e condições de financiamento mais restritivas.
BRASÍLIA | economia | invistaja.info – Lagarde reconhece que atividade econômica desacelera, mas alerta para inflação ainda em alta
REFLEXÃO: Eddy Elfenbein, dono do site Crossing Wall Street: Seja paciente e ignore modismos. Foque no valor e não entre em pânico.
Leia também:
Legisladores do Reino Unido aprovam regras para stablecoins e governo encaminha libra digital
PIB forte dos EUA no 3° tri reforça que Fed será mais contracionista, dizem analistas
Entre em contato para anunciar no invistaja.info