Conteúdos sobre investimentos
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Ministério da Economia tem proposta pronta para acabar com juros sobre capital próprio, diz jornal; invistaja.info;
ETER3 | P/EBIT: 9.46 | P/Cap.Giro: 5.3 | P/Ativo: 1.979 | Liq.2meses: 82901200.0 | ROE: 0.8489 | Pat.Liq: 273331000.0
Assunto que sempre vem à tona quando o assunto é reforma tributária, o fim dos juros sobre o capital próprio e a tributação de proventos voltaram ao noticiário em meio à possibilidade de avanço do tema no Congresso Nacional.
Segundo informações do jornal Valor Econômico desta terça-feira (25), o Ministério da Economia tem pronta uma proposta para acabar com os juros sobre o capital próprio, alternativa usada por empresas para distribuir recursos aos seus acionistas e que reduz o Imposto de Renda a pagar sobre o lucro da companhia.
O ministério também pretende reduzir a alíquota do imposto de renda sobre a pessoa jurídica dos atuais 15% para 10% em dois anos. Há também a proposta de taxar a distribuição de dividendos em 15% e, posteriormente, elevar a alíquota para 20%.
+Dono da Louis Vuitton ultrapassa Bezos e se torna a pessoa mais rica do mundo
Em curta avaliação, o Bradesco BBI destaca que a medida, se vingar, pode impactar empresas que pagam muitos proventos em forma de JCP.
Entre as ações de cobertura do banco, a B3 (B3SA3) poderia ser a mais impactada, com até 9% de impacto negativo na projeção que os analistas possuem para o lucro líquido de 2022 da operadora da Bolsa (expectativa de lucro por ação de R$ 2,85 no próximo ano) e com um impacto entre 6% e 7% do preço-alvo atual, de R$ 69 por ativo, não presumindo compensação em qualquer outra frente de tributação.
Com a compensação, o impacto poderia ser reduzido em 5 pontos percentuais, implicando em um impacto negativo do lucro líquido de 2022 de 4% e entre 2% e 3% do Valor Presente Líquido (VPL), com todo o resto das condições mantido constante.
hotWords: jornal sobre pronta juros acabar para
Seja anunciante no invistaja.info
Cabe ressaltar que, na véspera, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou um acordo entre Câmara e Senado para a divisão das etapas da reforma tributária e uma “comunhão de esforços” para a aprovação do tema nas duas Casas.
A Câmara iniciará as discussões sobre unificação do PIS Cofins, IPI e tributação sobre renda.
O Senado tratará de alterações constitucionais – usando como base o relatório da comissão mista, para as PECs 110 e 45, que abrange ICMS e ISS – e do programa de refinanciamento de dívidas. Sobre a PEC da reforma administrativa, as discussões continuam na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e a votação pelos deputados dever acontecer na sequência.
Aprenda a identificar os produtos financeiros para blindar seu patrimônio contra o “Risco Brasil”. Inscreva-se no curso gratuito.
palavras-chave: Ministério da Economia tem proposta pronta para acabar com juros sobre capital próprio, diz jornal; invistaja.info;
GLEBA PALHANO | economia | invistaja.info – Ministério da Economia tem proposta pronta para acabar com juros sobre capital próprio, diz jornal
REFLEXÃO: Morgan Housel: Se preocupe somente quando você achar que tiver tudo resolvido.
Leia também:
Embraer apresenta configuração de avião semiprivado para jatos ERJ 145 usados
Anvisa recebe novo pedido de importação da Covaxin, vacina indiana contra Covid-19
Uso de máscaras por vacinados divide empresas nos EUA
Seja anunciante no invistaja.info