PUBLICIDADE

Nouriel Roubini: Bitcoin não é reserva de valor nem deve ser usado como “porto seguro”

Para o economista, ouro, títulos públicos atrelados à inflação, commodities, imóveis e ações negociadas em bolsas são mais indicados para proteção
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

invistaja.info | Informação para quem vive o mercado

BRASIL | invistaja — Um dos destaques de 2020, com valorização de mais de 300% em dólar, em meio às incertezas provocadas pela pandemia, o Bitcoin voltou a ganhar o holofote dos mercados nos últimos dias após o investimento de US$ 1,5 bilhão da fabricante de carros elétricos Tesla.

Agora, a criptomoeda tem sido debate entre investidores com um grupo, que inclui o renomado gestor Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates, defendendo que o Bitcoin pode ser considerado uma alternativa ao ouro.

palavras-chave: Nouriel Roubini: Bitcoin não é reserva de valor nem deve ser usado como “porto seguro”; invistaja.info;

Mas há nomes de peso que refutam a ideia.

Em artigo publicado no jornal britânico Financial Times, Nouriel Roubini, economista turco-americano e professor da Stern School of Business da Universidade de Nova York, conhecido por “Doutor Catástrofe” devido às suas previsões mais pessimistas, criticou os diversos usos que o mercado tem dado ao Bitcoin. A moeda acumula, em dólar, ganhos da ordem de 60,3% em 2021.

+Governo quer acelerar vacinação no Amazonas para tentar conter avanço da Covid-19 no Norte

“Não é uma unidade de valor, não é um meio escalável de pagamento e não é legitimável por companhias para o pagamento de bens e serviços”, escreveu, ao afirmar que o Bitcoin não pode ser considerado uma moeda.

Aos que consideram o Bitcoin como o “novo ouro”, Roubini argumenta que a criptomoeda não é uma forma estável de reserva de valor, dado que a volatilidade pode apagar qualquer ganho em questão de horas.

A opinião vai contra a defendida por Dalio em carta aberta publicada no LinkedIn, na qual argumentou que o Bitcoin é um investimento alternativo semelhante ao ouro.

“Como não há muitos desses depósitos de ativos de riqueza semelhantes ao ouro que podem ser mantidos em privacidade – e porque os tamanhos de seus mercados são relativamente pequenos –, existe a possibilidade de que o Bitcoin e seus concorrentes possam preencher essa necessidade crescente”, defendeu o fundador da Bridgewater, ao fim de janeiro.

Segundo Roubini, os ativos são ainda diferentes do sistema financeiro tradicional, tido como seguro e escalável. “Se a chave é roubada ou perdida, o investidor fica sem seus recursos”, escreve.

Leia também:•

Para o economista, o Bitcoin também não deve ser pensado como um investimento. “Muitos ativos têm uma fonte de renda (ações, títulos do governo, imóveis) ou uso (moradia) ou até outras utilidades, como ouro, que tem uso industrial e pode ser utilizado como reserva de valor, proteção contra a inflação e em cenário de grande incerteza.”

Na avaliação do professor, diante de um cenário de grande incerteza, com crises financeiras, riscos geopolíticos e políticas monetárias mais relaxadas, a demanda crescente por “portos seguros” deveria recair sobre ativos que forneçam hedge (proteção) contra a inflação, a depreciação cambial e outros riscos, o que seria o caso do ouro, de títulos públicos atrelados à inflação, commodities, imóveis e ações negociadas em bolsas.

“O Bitcoin, que é volátil e arrojado, não deve pertencer ao portfólio de investidores institucionais. Elon Musk pode estar apostando a casa na criptomoeda, mas isso não significa que você deva fazer o mesmo”, conclui.

Já pensou em ser um broker? mostra como entrar para uma das profissões mais bem remuneradas do mercado. Deixe seu e-mail abaixo para assistir.

BRASIL | mercados | invistaja.info – Nouriel Roubini: Bitcoin não é reserva de valor nem deve ser usado como “porto seguro”

palavras-chave: Nouriel Roubini: Bitcoin não é reserva de valor nem deve ser usado como “porto seguro”; invistaja.info;

Veja também:

Coreia do Norte roubou US$ 316 mi em criptomoedas, diz relatório

Governo quer acelerar vacinação no Amazonas para tentar conter avanço da Covid-19 no Norte

Ações da Ultrapar caem com recomendação reduzida; Klabin sobe e Aeris tem baixa após resultados do 4º tri

Luiza Trajano: “Não vamos sair comprando vacinas, mas poderemos agilizar”

PUBLICIDADE

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

PUBLICIDADE