Informação para traders e investidores
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Petrobras adia por 14 dias parada programada de Mexilhão e gasoduto Rota 1; invistaja.info;
HBOR3 | EV/EBIT: 33.03 | P/ACL: 1.98 | Mrg.Liq.: 0.1473 | Liq.Corr.: 3.09 | P/Cap.Giro: 0.5 | Cotacao: 7.45
ListenToMarket: Petrobras adia por 14 dias parada programada de Mexilhão e gasoduto Rota 1 – Áudio gerado às: 19:20:21
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
A Petrobras (PETR3; PETR4) informou nesta sexta-feira, 13, que a parada programada de 30 dias para manutenção da plataforma de Mexilhão e do gasoduto Rota 1, que escoa o gás natural produzido em Mexilhão e em outras plataformas do pré-sal e pós-sal da Bacia de Santos, será adiada em 14 dias, passando para 29 de agosto de 2021.
A postergação foi motivada pela ocorrência de parada emergencial não programada para reparar equipamentos da planta de processamento que recebe o gás natural vindo do gasoduto Rota 2, o qual também escoa o gás natural produzido na Bacia de Santos e na Bacia de Campos.
De acordo com a estatal, a operação é indispensável para assegurar o pleno funcionamento da Rota 2, o que garantirá o abastecimento do mercado durante a parada do gasoduto Rota 1 e o abastecimento do mercado está assegurado.
+Justiça do Trabalho proíbe Petrobras de ampliar escalas de trabalho
“O novo cronograma trouxe um desdobramento que se mostra favorável ao mercado e ao setor elétrico do País, uma vez que resulta em uma redução do período em que haveria a imposição da restrição contratual na programação de gás para os clientes e, consequentemente, eventual majoração de custo em caso de retiradas de gás acima dos volumes programados e restritos”, diz a empresa no comunicado.
De acordo com os contratos, as paradas programadas da Petrobras podem durar no máximo 30 dias. Com a mudança, a Petrobras aplicará a restrição, se necessário, por apenas 16 dias, entre 29 de agosto e 13 de setembro.
hotWords: gasoduto adia parada rota mexilhão
Publique seu negócio no invistaja.info
Dessa forma, no período entre 15 e 29 de agosto serão mantidas as condições normais dos contratos. As atividades da parada programada de Mexilhão e do gasoduto Rota 1 estão previstas para ocorrer até 28 de setembro.
O novo cronograma permitirá, ainda, um aumento na geração de energia elétrica a gás natural se comparado ao cenário anterior, em função da disponibilidade de gás para usinas, que fariam paradas programadas de forma concomitante com a parada da Rota 1, ou operariam com combustíveis alternativos.
Foi reprogramada a parada da UTE Cubatão, de propriedade da Petrobras, além da confirmação de disponibilidade para o consumo de gás natural para geração de energia por mais 14 dias (entre 15 e 29 de agosto) das usinas Araucária, Linhares, Santa Cruz, William Arjona e Norte Fluminense.
Quer atingir de uma vez por todas a consistência na Bolsa? Assista de graça ao workshop “Os 4 Segredos do Trader Faixa Preta” com Ariane Campolim.
palavras-chave: Petrobras adia por 14 dias parada programada de Mexilhão e gasoduto Rota 1; invistaja.info;
CALIFORNIA | mercados | invistaja.info – Petrobras adia por 14 dias parada programada de Mexilhão e gasoduto Rota 1
REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.
Tópicos mais acessados:
Dólar acumula alta em semana marcada por tensão em Brasília
SP entra com ação no STF para cobrar entrega de vacinas pelo Ministério da Saúde
Radar da próxima semana: Ânima, Gafisa, IRB Brasil e mais empresas encerram a temporada de balanços
Entre em contato para anunciar no invistaja.info