Carregando cotações…

Plataforma P-52 da Petrobras está fechada faz nove meses – e pode não voltar em 2026

Conteúdo atualizado recentemente — áudio ou mídia podem ainda estar sendo processados.

Investindo como um profissional

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Plataforma P-52 da Petrobras está fechada faz nove meses – e pode não voltar em 2026; invistaja.info;


A plataforma P-52 da Petrobras (PETR3;PETR4) está paralisada há nove meses devido a um vazamento de gás inflamável e ainda não há um cronograma para o retomada das operações, segundo a empresa.

Um grupo de trabalho que inclui especialistas do centro de pesquisa da Petrobras, o Cenpes, tem até outubro para finalizar sua avaliação das opções para retomar as operações, disse a diretora executiva de engenharia, tecnologia e inovação da Petrobras, Renata Baruzzi, em entrevista na quinta-feira. Ainda não está claro se a plataforma retomará a produção este ano, segundo ela.

A paralisação de emergência ocorreu em outubro passado com a suspeita de que tenha sido causada por uma ruptura em um riser de gas-lift – tubulação que transporta gás entre a plataforma e equipamentos submarinos – conectado à plataforma. Uma inspeção realizada pela estatal nos demais risers da plataforma identificou degradação semelhante em outro desses equipamentos.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão regulador do setor petrolífero no Brasil, afirmou que determinou à Petrobras, em dezembro, que não retomasse as operações até que tivesse concluído a investigação sobre a falha, implementado medidas corretivas e demonstrado que não havia mais riscos críticos à segurança operacional.

“A Petrobras ainda não apresentou à ANP a comprovação de atendimento destas condicionantes e a plataforma segue interditada”, disse a agência em resposta à Bloomberg.

hotWords:P-52 voltar está meses 2026

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

A P-52 é uma das quatro plataformas que produzem petróleo e gás no campo de Roncador, operado pela Petrobras, com participação de 75%, e pela parceira Equinor ASA, com o restante.

O campo está localizado na Bacia de Campos, onde a produção atingiu seu pico em 2011 e, a partir daí, começou a declinar. A Petrobras busca revitalizar os campos mais antigos da bacia, com um plano de gastos de US$ 19 bilhões delineado no plano estratégico para 2026–2030.

Localizada na costa do estado do Rio de Janeiro e se estendendo até o sul do Espírito Santo, no sudeste do Brasil, a Bacia de Campos tornou a Petrobras uma importante produtora offshore no final do século XX.

A plataforma entrou em operação em 2007 com capacidade projetada de 180 mil barris de petróleo por dia. Segundo Baruzzi, por outro lado, a P-52 vinha produzindo bem abaixo desse nível, em cerca de 35 mil barris por dia. Nenhuma das plataformas da Bacia de Campos está operando atualmente em plena capacidade, disse ela.

palavras-chave: Plataforma P-52 da Petrobras está fechada faz nove meses – e pode não voltar em 2026; invistaja.info;

BRASIL | mercados | invistaja.info - Plataforma P-52 da Petrobras está fechada faz nove meses – e pode não voltar em 2026

REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.

Saiba mais:

Publique seu negócio no invistaja.info