Conteúdo de quem vive de mercado
Edição MarketMsg e invistaja.info
palavras-chave: Powell repete que é pouco provável que juros comecem a cair em março; invistaja.info;
SCAR4 | Liq.Corr.: 4.63 | DY: 0.0 | EV/EBIT: 5.47 | P/ACL: 0.0 | Cotacao: 10.0 | Div.Brut/Pat.: 1.2
O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, disse neste domingo (4) que o momento de iniciar os cortes de juros nos Estados Unidos está chegando, mas que é pouco provável que isso aconteça na reunião de março do Fomc, o comitê de política monetária.
“Meus colegas e eu estamos tentando escolher o ponto certo para começar a reduzir a nossa posição de política restritiva. Penso que não é provável que esta comissão atinja esse nível de confiança a tempo da reunião de março, que será daqui a sete semanas”, disse em entrevista ao programa 60 Minutes, da rede de TV CBS.
Na entrevista, Powell reconheceu, como havia feito logo após a reunião do Fomc da semana passada, que a economia americana tem se apresentado forte, com crescimento a um ritmo sólido, e que a inflação está caindo mesmo com o mercado de trabalho ainda aquecido, com uma taxa de desemprego de 3,7%.
+Mercado brasileiro e payroll: por que a Bolsa tem uma reação tão negativa aos dados dos EUA?
Esses são os motivos, segundo ele, que permitem ao Comitê abordar cuidadosamente a questão de quando começar a reduzir as taxas de juro. “Queremos ver mais evidências de que a inflação está caindo de forma sustentável para 2%. Termos alguma confiança nisso. Nossa confiança está aumentando. Queremos apenas um pouco mais de confiança antes de darmos esse passo muito importante de começar a reduzir as taxas de juro”, explicou.
hotWords: pouco repete comecem powell cair
Publique seu negócio no invistaja.info
Sobre o melhor momento para iniciar a flexibilização, ele alertou que agir cedo demais pode fazer a inflação se estabilizar em algum ponto bem acima da meta de 2%. Por outro lado, agir tarde demais poderia facilmente pesar sobre a atividade econômica e sobre o mercado de trabalho, trazendo uma recessão.
“Temos de equilibrar o risco de avançar demasiado cedo ou demasiado tarde. E existem riscos diferentes. Achamos que a economia está em um bom lugar, que a inflação está caindo. Queremos apenas ganhar um pouco mais de confiança de que o valor está recuando de forma sustentável em direção ao nosso objetivo de 2%.”
Sobre as condições que podem alterar a percepção do Fomc, ele disse que, se a economia enfraquecer, os juros podem ser reduzidos mais cedo “e talvez mais rapidamente”. Por outro lado, se a inflação se provar mais persistente, isso poderá exigir que as taxas sejam reduzidas tarde e, talvez, mais lentamente. “Então, isso realmente dependerá dos dados recebidos, pois isso afeta as perspectivas.”
palavras-chave: Powell repete que é pouco provável que juros comecem a cair em março; invistaja.info;
BRASÍLIA | economia | invistaja.info – Powell repete que é pouco provável que juros comecem a cair em março
REFLEXÃO: Michael Kitces, conselheiro financeiro: Invista pensando no longo prazo, não especule, mas, não ignore as flutuações do mercado.
Veja também:
Arezzo e Grupo Soma fecham termos da fusão e devem anunciar negócio nesta segunda
Trump diz que retomará barreiras tarifárias contra a China se for eleito
Exposição de bancos americanos e internacionais ao setor imobiliário dos EUA acende alerta
IPCA, ata do Copom e balanços de Itaú, Bradesco e BB: o que acompanhar na semana