Quem vai construir o carro da Apple? Aqui estão os candidatos

A iniciativa, conhecida como Projeto Titan dentro da Apple, está atraindo intenso interesse
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

invistaja.info | Informação para quem vive o mercado

O esforço da Apple () para criar um carro trouxe à tona vários parceiros potenciais para fabricação que são capazes de construir um veículo elétrico autônomo para o gigante da tecnologia.

O projeto secreto ganhou força nos últimos meses, adicionando vários ex-executivos da Tesla, ganhando a supervisão do principal executivo de inteligência artificial da Apple e aumentando testes na estrada.

A iniciativa, conhecida como Projeto Titan dentro da Apple, está atraindo intenso interesse por causa de seu potencial de fortalecer a indústria automotiva e as cadeias de suprimentos, assim como o iPhone fez com o mercado de smartphones.

+Ibovespa Futuro sobe após 3 baixas e segue exterior, que repercute fala de Powell; dólar cai a R$ 5,35

Se e quando a Apple se comprometer a construir um carro, é provável que busque vários parceiros — incluindo um maior para montar o veículo e muitos outros para fornecer componentes essenciais.

palavras-chave: Quem vai construir o carro da Apple? Aqui estão os candidatos; invistaja.info;

As seguintes empresas — cujos representantes não quiseram tecer comentários — são possíveis candidatas:

Foxconn

A Foxconn Technology já tem um relacionamento próximo com a Apple. Por mais de uma década, tem sido o maior parceiro de produção da empresa, montando a maioria dos iPhones do mundo e uma grande parte de seus Macs e iPads. Em outubro, a Foxconn revelou seu primeiro chassi de veículo elétrico e uma plataforma de software para ajudar as montadoras a lançar modelos no mercado com mais rapidez. Além disso, a empresa planeja lançar uma bateria de estado sólido até 2024.

Magna

Magna, com sede em Ontário, Canadá, é o terceiro maior fornecedor de automóveis no mundo por vendas e tem anos de experiência na fabricação de modelos inteiros de automóveis para uma variedade de marcas. A empresa também tem a vantagem de ter tido um relacionamento anterior com a Apple: os dois estavam em negociações para construir o carro da Apple quando a fabricante de iPhone iniciou este caminho há cerca de cinco anos.

Hyundai ou Kia

Hyundai Motor e sua afiliada Kia Motors chamaram mais atenção até agora este ano, em parte graças à Hyundai inicialmente confirmando relatos na Coreia no mês passado de que estava em negociações com a Apple. Mas a montadora rapidamente retrocedeu e recentemente repetiu que não estava em conversas com a empresa.

Nissan

Embora seja visto como improvável, a Nissan Motor traz elementos que podem ser benéficos para a Apple. Por exemplo, a Nissan já tem uma plataforma EV comum desenvolvida com o parceiro francês Renault, que será usado em seu SUV compacto Ariya, o qual será lançado ainda este ano. Quando questionada se a empresa japonesa estaria disposta a construir carros para a Apple, o CEO Makoto Uchida disse durante coletiva de imprensa que a Nissan “tem o DNA para fazer coisas que os outros não farão”.

Stellantis

Um fator para determinar a adequação de um parceiro para a Apple pode ser a disponibilidade de capacidade de produção. Isso pode apontar para fabricantes de automóveis europeus, como a Stellantis, que vem sofrendo com a queda nas vendas na região e tem espaço livre em algumas fábricas. O CEO Carlos Tavares disse durante uma entrevista coletiva em 19 de janeiro que a Stellantis está aberta para trabalhar com a Apple ou qualquer empresa de tecnologia em EVs, “desde que não crie qualquer dependência de tecnologia” que poria em risco o futuro da montadora.

Já pensou em ser um broker? mostra como entrar para uma das profissões mais bem remuneradas do mercado. Deixe seu e-mail abaixo para assistir.

BRASIL | negocios | invistaja.info – Quem vai construir o carro da Apple? Aqui estão os candidatos

palavras-chave: Quem vai construir o carro da Apple? Aqui estão os candidatos; invistaja.info;

Veja também:

Covid-19: Pazuello diz que intenção é imunizar 100% da população vacinável em 2021

Copom discutiu elevação de juros para março, e não janeiro, indica Campos Neto

Suzano e Klabin: qual companhia teve o melhor resultado no 4º trimestre – e o que esperar para o setor

TOTVS: nova aquisição mostra próximos passos da companhia, para além dos softwares de gestão

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade