Ray Dalio alerta para risco de bolha na bolsa, de dimensão entre as das crises de 1929 e da internet, em 2000

Para megainvestidor, companhias de forte crescimento têm se beneficiado, no mercado financeiro, de negociações especulativas focadas em preço
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Negociando na bolsa de valores

Edição MarketMsg e invistaja.info

palavras-chave: Ray Dalio alerta para risco de bolha na bolsa, de dimensão entre as das crises de 1929 e da internet, em 2000; invistaja.info;


ELET3 | DY: 0.0905 | PSR: 1.822 | Cresc.5anos: -0.1635 | Pat.Liq: 73478300000.0 | Mrg.Ebit: 0.0932 | EV/EBIT: 30.69

RIO DE JANEIRO | invistaja.info — Com mais dinheiro circulando na economia global em meio aos estímulos fiscais e monetários por conta da pandemia de COVID-19, investidores devem se preparar para uma possível bolha no mercado acionário americano, na visão de Ray Dalio, fundador da gestora Bridgewater Associates, que tem cerca de US$ 150 bilhões em ativos sob gestão.

Durante entrevista ao portal Yahoo Finance na última semana, o megainvestidor afirmou que vê uma bolha no mercado de ações tão perigosa quanto a da internet, nos anos 2000, e como a da Grande Depressão, em 1929.

“Nos ciclos de mercado, novas ideias e tecnologias vêm e fazem revoluções – e isso é ótimo –, mas há uma tendência de investidores em extrapolar o passado e não prestar muita atenção a preço e, quando isso acontece, resulta no surgimento de uma bolha”, afirmou.

+Assembleias de acionistas aprovam combinação de negócios entre NotreDame Intermédica e Hapvida

Segundo o gestor, algumas companhias de alta performance, como as que estão em um ritmo acelerado de crescimento, têm se beneficiado, no mercado financeiro, de negociações especulativas focadas em preço. E a volatilidade elevada, disse, é resultado de uma rotação setorial na Bolsa entre companhias que tiveram bom desempenho na pandemia, como as de tecnologia, para aquelas ligadas à economia tradicional.

“Segundo nossos cálculos, a bolha não é igual à de 2000, nem à de 1929, mas algo na metade do caminho”, disse ao portal.

Em fevereiro, Dalio já havia questionado esse cenário em uma publicação no LinkedIn. Na ocasião, divulgou um estudo de sua equipe que apontava para uma série de indícios da existência de bolha em alguns setores da Bolsa americana, levantando dúvidas sobre a sustentabilidade dos preços, além da quantidade de novos investidores.

hotWords: 1929 entre risco para dalio 2000 dimensão

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Em um cenário de pressão inflacionária esperada para os próximos anos como consequência da liquidez injetada nas economias, o gestor tem defendido o investimento em ativos reais.

Leia também:• Fundos imobiliários: por que o mercado segue no radar mesmo com a alta da taxa Selic e onde investir hoje

Também no LinkedIn, Dalio questionou este mês o investimento em títulos soberanos de renda fixa, em um momento em que esses ativos oferecem “rendimentos ridiculamente baixos”, que não atendem às necessidades de longo prazo dos investidores.

Nesse cenário, investir em “bonds“, e na maior parte dos ativos financeiros, se tornou algo “estúpido”, provocou o gestor. “Em vez de receber menos do que a inflação, por que não comprar ativos – quaisquer ativos – que igualem ou superem a inflação?”, indagou.

Quer descobrir como é possível multiplicar seu capital no mercado de Opções? O analista Fernando Góes te mostra como na Semana 3×1, evento online e 100% gratuito. Clique aqui para assistir.

palavras-chave: Ray Dalio alerta para risco de bolha na bolsa, de dimensão entre as das crises de 1929 e da internet, em 2000; invistaja.info;

FLORIANÓPOLIS | mercados | invistaja.info – Ray Dalio alerta para risco de bolha na bolsa, de dimensão entre as das crises de 1929 e da internet, em 2000

REFLEXÃO: Ben Carlson, autor de A Wealth of Common Sense – A riqueza do senso comum, em tradução livre: Menos é mais. O processo de investimento deve ser mais importante que os resultados. Comportamento correto na hora de investir é a chave.

Notícias relacionadas:

Bolsonaro assina MP para melhoria do ambiente de negócios no Brasil

Vacinas da Pfizer e Moderna são muito eficazes já na primeira dose, diz estudo

Derivativos secretos explicam turbulência causada por Archegos

Por que Credit, XP, Morgan e BofA estão otimistas com CSN Mineração e veem potencial de alta de até 67% para a ação

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade