Investindo como profissionais
Edição invistaja.info e MarketMsg
palavras-chave: Senado aprova PL que limita concorrência entre empresas de ônibus; invistaja.info;
PCAR3 | Pat.Liq: 13255000000.0 | EV/EBIT: 4.28 | P/Cap.Giro: -178.96 | ROIC: 0.0739 | Mrg.Liq.: 0.0673 | PSR: 0.242
ListenToMarket: Senado aprova PL que limita concorrência entre empresas de ônibus – Áudio gerado às: 9:20:39
VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x
O Senado concluiu nesta sexta, 17, a votação de um projeto que deve restringir a entrada de novas empresas de transporte de ônibus. O texto irá para sanção presidencial.
Relatado pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), o projeto original era ainda mais restritivo e prometia fechar o segmento à competição e suspender milhares de novas linhas de transporte rodoviário de passageiros criadas desde 2019.
Ao chegar à Câmara, a proposta foi desidratada com apoio do governo, que rejeitava o texto original. A versão aprovada pelo Senado ontem ainda assim traz empecilhos para novas companhias.
+Ibovespa recua em sintonia com exterior, repercutindo dados de inflação e retirada de estímulos; dólar sobe
O texto manteve um artigo polêmico que prevê limite para o número de autorizações concedidas no setor em casos de “inviabilidade operacional e econômica”. Para especialistas, ambos os conceitos são imprecisos e de difícil cálculo.
Como revelou o Estadão/Broadcast, parentes de Gurgacz são donos de duas empresas de ônibus consolidadas há anos no mercado, a Eucatur e a Solimões.
No Senado, o projeto original contou com o apoio do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também parente de sócios de companhias do setor.
Pacheco já afirmou não tinha “interesse pessoal algum” com a proposta, “só o de cumprir a Constituição”. Gurgacz também já disse que sua preocupação era com o usuário.
hotWords: senado aprova concorrência entre
Publique seu negócio no invistaja.info
Trâmite
A primeira versão da proposta foi aprovada pelo Senado no fim de 2020, seguindo para a Câmara onde enfrentou resistência. Técnicos do governo e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e empresas de tecnologia do segmento também rejeitavam a proposta.
Um dos trechos mais polêmicos era o que vetava aplicativos de fretamento, conhecidos como “uber de ônibus”. Votada nesta semana pelos deputados, a proposta original foi desidratada pelo parecer de Hugo Motta (Republicanos-PB), que negociou o texto com o Ministério da Infraestrutura.
Motta retirou, por exemplo, a previsão de que as multas aplicadas às companhias seriam de, no máximo, R$ 3 mil. A lei atual prevê autuações de até R$ 10 milhões.
No entanto, a sanção da nova lei obrigará a ANTT a rever pontos do novo marco regulatório do transporte rodoviário, proposto em novembro com base na legislação atual. As normas da agência já iriam passar por uma revisão após a diretoria do órgão enviar o processo para área técnica.
Conheça as futuras gigantes da Bolsa e acelere sua liberdade financeira em um curso gratuito: assista!
palavras-chave: Senado aprova PL que limita concorrência entre empresas de ônibus; invistaja.info;
CALIFORNIA | negocios | invistaja.info – Senado aprova PL que limita concorrência entre empresas de ônibus
REFLEXÃO: Bill Mann, da Motley Fool Asset Management: Busque investir em conjunto com grandes gestores, depois, é só ser paciente.
Notícias relacionadas:
O BC vai estourar a meta da inflação em 2021: o que acontece nesses casos?
Leilão de transmissão repete forte competição e tem deságio médio de 50%
Guedes vê economia em níveis pré-Covid, mas alerta para pressão por reajustes salariais em 2022
Guedes vê economia em níveis pré-Covid, mas alerta para pressão por reajustes salariais para 2022
Publique seu negócio no invistaja.info