UBS aumenta previsão para taxa Selic ao fim de 2021 de 6,5% para 8%

Para chegar a esse patamar, analistas esperam que BC faça três aumentos de um ponto percentual da Selic, seguidos por alta de 0,75 p.p.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias do mercado financeiro

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: UBS aumenta previsão para taxa Selic ao fim de 2021 de 6,5% para 8%; invistaja.info;


CYRE3 | P/ACL: 16.87 | P/L: 4.33 | P/VP: 1.46 | PSR: 2.052 | EV/EBIT: 14.82 | EV/EBITDA: 13.93

ListenToMarket: UBS aumenta previsão para taxa Selic ao fim de 2021 de 6,5% para 8% – Áudio gerado às: 15:20:29

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

FLORIANÓPOLIS | invistaja.info — De olho nas pressões inflacionárias e com estimativas de que a economia deve crescer além do que espera o Banco Central, os analistas Alexandre de Azara e Fabio Ramos, do banco UBS, aumentaram a projeção para a taxa básica de juros ao fim deste ano, de 6,5% para 8%, acima, portanto, do que consideram um nível neutro, em que a taxa de juros nem estimula nem contrai a economia.

Em relatório enviado a clientes, eles destacaram que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deve elevar a Selic em um ponto percentual no encontro que ocorre entre amanhã (03) e quarta-feira (04), para 5,25%. Na sequência, seriam feitos mais dois aumentos de um ponto percentual e um último de 0,75 ponto percentual.

Embora as estimativas do mercado e do próprio UBS para a expansão do PIB estejam sendo revisadas para cima, Azara e Ramos pontuaram que o Banco Central segue com projeções abaixo do mercado. De acordo com o Relatório de Inflação de junho, a autoridade monetária projeta que a variação do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 fique positiva em 4,6%. Ao mesmo tempo, segundo o relatório Focus desta semana, o mercado financeiro vê expansão de 5,30% da economia brasileira neste ano.

+Ibovespa sobe recuperando parte das perdas da sexta graças a exterior positivo; dólar cai a R$ 5,14

Para os analistas, a justificativa do BC para prever um crescimento menor está ligada a uma possível revisão sazonal de fatores, o que faria com que o crescimento do PIB no primeiro trimestre fosse reduzido para 0,6% na comparação com o trimestre anterior. Até então, os dados mostrados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) apontam que a economia brasileira avançou 1,2% no primeiro trimestre ante o quarto trimestre do ano passado.

Além de mostrar preocupação com a visão do Banco Central sobre o avanço da atividade econômica, os especialistas afirmaram que o BC pode ser percebido como dovish – com uma postura mais favorável a taxas de juros mais baixas e menor preocupação com a inflação –, caso reajuste a Selic em apenas 0,75 ponto percentual na reunião do Copom desta semana.

hotWords: aumenta previsão para taxa 2021

Anuncie no invistaja.info

“Em nossa visão, esse não é um risco que a gente acha que o Banco Central quer ter. Por isso, que acreditamos que ele deve aumentar a velocidade e o tamanho dos ajustes”, destacaram os analistas.

Outro ponto destacado está nas estimativas de avanço da inflação para 2022. O UBS se mostra preocupado com a expansão rápida nos preços do grupo alimentação e energia elétrica. Segundo análise do banco, as pressões inflacionárias se mostraram mais intensas e mais longas do que o esperado previamente e podem ser “um teste de estresse” na confiança do Banco Central, já que ele precisa fazer a inflação convergir para a meta de 3,5% em 2022.

Os analistas também afirmaram que o Banco Central disse explicitamente nas minutas que iria considerar as expectativas de 2022 como principal motivo para acelerar o ritmo de alta da Selic. Logo, a elevação das estimativas para a inflação em 2022, de 3,77% para 3,80%, segundo o Focus desta semana, um pouco acima do cenário da última reunião do Copom em junho, pode indicar que o BC precisa acelerar o ritmo de altas.

palavras-chave: UBS aumenta previsão para taxa Selic ao fim de 2021 de 6,5% para 8%; invistaja.info;

CURITIBA | economia | invistaja.info – UBS aumenta previsão para taxa Selic ao fim de 2021 de 6,5% para 8%

REFLEXÃO: Robert Brokamp, da Motley Fool: Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos.

Veja também:

Emprego tem voltado e voltado em números expressivos, afirma Bruno Bianco

Irani tem resultado forte no 2º tri, com preços e volumes maiores, apesar de limitação da produção

Ambev ganha espaço e Heineken tem leve queda nas vendas no Brasil: o que isso significa para as companhias?

Ray Dalio: mesmo com aperto do cerco regulatório, ações de empresas chinesas ainda merecem espaço na carteira

Anuncie no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Publicidade