Yellen defende orçamento maior para prosseguir com recuperação nos EUA

De acordo com Secretária do Tesouro dos EUA, a economia do país está se recuperando da pandemia, “mas ainda há um longo caminho pela frente”
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Conteúdo de quem vive de mercado

Edição invistaja.info e MarketMsg

palavras-chave: Yellen defende orçamento maior para prosseguir com recuperação nos EUA; invistaja.info;


AZUL4 | Cresc.5anos: -0.1298 | EV/EBIT: -17.33 | ROIC: -0.1149 | P/Cap.Giro: -2.84 | P/VP: -0.96 | Liq.2meses: 269230000.0

ListenToMarket: Yellen defende orçamento maior para prosseguir com recuperação nos EUA – Áudio gerado às: 16:40:29

VELOCIDADE: 1.0x | 1.95x | 2.3x

Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen defendeu a necessidade de aumentar os gastos do governo americano por meio do orçamento do ano fiscal de 2022, cuja proposta da administração Biden será apresentada na sexta-feira.

De acordo com ela, a economia do país está se recuperando da pandemia, “mas ainda há um longo caminho pela frente”, e não será possível prosseguir com a retomada com um orçamento desenhado para o nível de gastos de 2010.

“Desconsiderando a inflação, o nível do orçamento atual é o mesmo daquele promulgado em 2010, e agências de política crítica viram seus orçamentos cortados em até 20% desde 2016”, afirmou Yellen, em testemunho a deputados do Comitê de Apropriações da Câmara dos Representantes dos EUA.

+Os 5 assuntos que vão movimentar o mercado nesta quinta-feira – 27/5

Detalhando os “necessários repasses adicionais” ao Tesouro promovidos pela proposta orçamentária de Biden, a secretária citou maiores gastos desatinados à agência que lida com crimes financeiros do departamento, bem como a “instituições financeiras de desenvolvimento comunitário”.

Segundo ela, o orçamento de Biden também eleva os repasses ao Internal Revenue Service (IRS, o equivalente à Receita Federal do país). US$ 13,2 bilhões adicionais seriam destinados a gastos discricionários, além de outros US$ 417 milhões relacionados aos gastos do primeiro ano do plano de investimentos em seguridade social pretendido pelo governo dos EUA.

‘Certa folga’

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos considera que a economia norte-americana ainda oferece “certa folga” para novos planos fiscais, como planeja o presidente Joe Biden em seus projetos de investimentos em infraestrutura e seguridade social. Na sessão de perguntas de deputados do Comitê de Apropriações da Câmara dos Representantes do país, a secretária afirmou não esperar que os gastos adicionais provocarão uma alta duradoura na inflação.

hotWords: recuperação yellen orçamento maior

Entre em contato para anunciar no invistaja.info

Para Yellen, o aumento recente nos níveis de preços nos EUA reflete em grande parte os choques provocados pela pandemia de covid-19, que mudaram o padrão de gastos de consumidores, em favor de bens duráveis e em detrimento de serviços.

Além disso, ela cita gargalos na cadeia de suprimentos, classificando-os como transitórios. Ainda assim, a ex-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) afirmou estar atenta à trajetória inflacionária, para que as pressões não “impregnem” na economia.

Quanto à possibilidade do maior volume de gastos do governo tornar o nível da dívida pública insustentável, Yellen previu que os investimentos propostos por Biden poderiam ser pagos dentro da próxima década, com os juros sobre a dívida “bastante gerenciáveis”.

Sanções

Segundo a secretária, o Tesouro vai “reavaliar cuidadosamente” as sanções adotadas contra o Irã, caso o país do Oriente Médio retorne ao acordo nuclear de 2015 e passe a cumprir com as regras do pacto.

Yellen ainda afirmou que o departamento usará de “toda a sua autoridade” para combater “atividades maléficas” promovidas pelo governo da Rússia.

Sócia da XP Investimentos oferece curso gratuito de como alcançar a liberdade financeira. Clique aqui para se inscrever.

palavras-chave: Yellen defende orçamento maior para prosseguir com recuperação nos EUA; invistaja.info;

BRASIL | economia | invistaja.info – Yellen defende orçamento maior para prosseguir com recuperação nos EUA

REFLEXÃO: Michael Batnick, gestor de patrimônios da Ritholtz: Evitar erros catastróficos é mais importante do que construir o portfólio perfeito.

Veja também:

Petrobras: corte da Holanda decidiu prosseguir com ação coletiva contra a empresa

Fitch reafirma rating do Brasil em “BB-” com perspectiva negativa

Fiocruz alerta para tendência de agravamento na pandemia

Morgan: disparada das ações de Azul e Gol foi exagerada e consolidação não deve acontecer em breve no setor

Publique seu negócio no invistaja.info

Resumo do mercado

Assine grátis nossa newsletter semanal

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Newsletter invistaja: receba um resumo semanal dos principais movimentos do mercado

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.